Professores

Agostinha Jacinto

Violino

E-mail

Iniciou os seus estudos de violino com o Prof. Vladimir Proudnikov no Conservatório-Escola das Artes da Madeira, (CEPAM) prosseguindo os seus estudos na Escola Superior Música e Artes do Espetáculo (ESMAE) no Porto, licenciando-se em 2008 enquanto aluna da Profª. Zofia Woycicka. Posteriormente frequentou a Universidade do Minho na classe de Eliot Lawson e Ilya Grubert em aperfeiçoamento instrumental. (2008-2010).
No seu desempenho execucional, estreou-se a solo com a Orquestra Clássica da Madeira aos 12 anos; ganhou o 3º prémio no "Musical Entertainment and Pedagogics" em Atenas (2002) e 2º Prémio no Funchal (2004).
Participou em estágios de orquestra em Castelo Branco (2002), Funchal (2002), Coimbra (2003) e Aveiro (2004) e tocou em orquestras como a Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte, Prince Consort Ensemble da Royal College of Music, Orquestra "Sine Nomine", Orquestra de Gaia, Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra Raízes Ibéricas, Orquestra do Minho, Orquestra Nacional do Porto, Orquestra Sinfónica do Porto-Casa da Música.

Participou em masterclasses com Zakhar Bron, Grigori Zishlin, Gerardo Ribeiro, Roman Nodel, Ilya Grubert, Candida Thompson, Ettore Pellegrino, Keiko Wataya, Elliot Lawson, Robin Braun de Sierra e com Amandine Beyer em violino barroco.
Trabalhou com personalidades como Cesário Costa, Rui Massena, Miguel Graça Moura, Manuel Ivo Cruz, Manuel Teixeira, José Ferreira Lobo, António Saiote, Vasco Pearce de Azevedo, Ernest Schelle, José Atalaya, Bruno Dal Bom, Pedro Neves, Luis Carvalho, Johannes Skulik, Rodolfo Saglimbeni, Pedro Carneiro, Christopher Seaman, Franck Ollu, Stefan Asbury, Pablo Heras-Casado, Peter Rundel, Emilio Pomárico, Alexander Shelley, Yves Abel, Christoph König.
Presentemente lecciona na Escola de Música Óscar da Silva, integra a Orquestra de Câmara Portuguesa sediada no Centro Cultural de Belém e está no 2ºano de Mestrado em Ensino da Música na Universidade de Aveiro.


Ana Filipa Assunção

Oboé

E-mail

Iniciou os seus estudos musicais aos 8 anos de idade na banda Musical de Souto, com o professor António Ribeiro. Aos 10 anos de idade ingressou na Escola de Música do Coral de Fornos, em Santa Maria da Feira, na classe de oboé com o professor Nelson Alves, com quem concluiu o 5º grau. Enquanto aluna fez parte da orquestra clássica sob a direção do professor Paulo Martins.

 Em 2004 foi admitida na Escola Profissional de Música de Espinho, no curso de Prática Orquestral, na classe do professor Aldo Salvetti. Participou em vários estágios com a Orquestra Clássica de Espinho, sob a direção dos maestros Cesário Costa e Jean- Marc Burfin.

É licenciada pela Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE)- Porto, sob a orientação do professor Ricardo Lopes.

Em 2008 foi premiada no I Concurso Nacional de Instrumentos de Sopro “Terras de La Salette” obtendo o 1º lugar no escalão Júnior.

Frequentou alguns cursos e master classes com Pedro Ribeiro, Fernanda Amorim, Sandra Monteiro, Victor Ánchel, Diethelm Jonas.

É músico da Orquestra e Banda Sinfónica de Jovens de Santa Maria da Feira, sob a direção artística do maestro Paulo Martins, tendo a possibilidade de trabalhar com grandes maestros: Jan Cober, Rafael Vilaplana, Teodoro Aparício entre outros.

Atualmente é docente da Academia de Música de São João da Madeira onde leciona a classe de oboé, classe de conjunto Orff e Iniciação Musical, na Escola de Música Óscar da Silva e na Academia de Música de Arouca leciona a classe de oboé.


Ana Paula Fernandes

Piano

Nascida em Matosinhos, iniciou os seus estudos de piano com Maria Helena Galante na Escola de Música Óscar da Silva.

Em 1999 concluiu a Licenciatura na Universidade de Aveiro na classe de Vitaly Dotsenko (piano).

Realizou estágio profissionalizante no Conservatório de Música de Coimbra, nas disciplinas de Piano e Formação Musical, sob orientação de Rita Dourado e Álvaro Teixeira Lopes.

Frequentou Cursos de Técnica e Interpretação Pianística com Jaime Mota, Álvaro Teixeira Lopes, José Carlos Amaral e Jorge Moyano; Seminários de Técnica e Pedagogia Pianística com Fausto Neves; Cursos de Formação: “ A Motivação na Aprendizagem da Música” e “ A Aprendizagem de Música pelas Crianças” com Francisco Cardoso; Workshop para Professores de Piano “Music Moves for Piano” com Marilyn Lowe.

Colaborou, a nível musical, com escolas do Ensino Pré-Escolar e 1º Ciclo na realização de projectos escolares.

Apresenta regularmente alunos a Concursos internos e externos, e tem alunos premiados nos Concursos de Piano: Marília Rocha, Florinda Santos e Stª Cecília.

Desde 1999 exerceu funções docentes na Academia de Música de Espinho (piano) e na Escola de Música de Leça da Palmeira (piano, formação musical e área de projecto).

Actualmente leciona as disciplinas de piano e formação musical na Escola de Música de Leça da Palmeira, e a disciplina de piano na Escola de Música Óscar da Silva.

Anabela Santos

Piano

Natural de Matosinhos, iniciou os seus estudos com a Professora Manuela Gouveia concluindo o curso complementar na classe do Professor Jaime Mota na Academia de Música de Matosinhos.

Concluiu em 1990, o Curso Superior de Piano, sob a orientação do Professor Jaime Mota no Conservatório de Música do Porto.

Frequentou a ESMAE no Curso de Piano de Acompanhamento.

Trabalhou com Nicole Henriot, Luís filipe Sá, Madalena Sá e Costa, Carlos Cebro, Álvaro Teixeira Lopes e Jaime Mota, nomeadamente em Cursos de interpretação Pianística, Pedagogia do Piano, técnica e ações de formação. Como ouvinte, tem assistido a inúmeras master-classes.

Concluiu em 2003/2004 a Profissionalização em Piano, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto.

Regularmente alunos seus têm sido premiados em concursos nacionais e Ibéricos.

Leciona a disciplina de piano na Escola de Música de Leça da Palmeira desde 2009, e na Escola de Musica Óscar da Silva desde 1985, onde desempenhou funções na Direção Pedagógica e Administrativa entre 2011 e 2013.

Cristiana Gonçalves

Contrabaixo

E-mail

Cristiana Gonçalves iniciou os seus estudos musicais na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na classe de contrabaixo do professor Sérgio Barbosa e posteriormente do professor Samuel Abreu. Em 2012 concluiu a Licenciatura em Contrabaixo na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do professor Manuel Rêgo. E em 2015 concluiu o Mestrado em Ensino da Música na Universidade do Minho em Braga, na classe do professor Nuno Arrais.


Desde 2011 que integra a Orquestra de Câmara Portuguesa. Tendo já colaborado com a Jovem Orquestra Portuguesa, Orquestra Sinfonietta de Lisboa, Orquestra Verazin e Orquestra Gulbenkian. Tem participado em cursos de aperfeiçoamento com contrabaixistas de renome nacional e internacional como Florian Pertzborn, António Aguiar, Adriano Aguiar, Manuel Rêgo, Risto Vuolanne, Iouri Axenov, Catalin Rotaru, David Murray, Christophe Béreau, Petia Bagovska e Massimiliano Rizzoli.


Orientou naipes de contrabaixo em estágios de orquestras de jovens como a Jovem Orquestra Portuguesa, o Workshop de Páscoa da Orquestra Metropolitana Lisboa Júnior e o Estágio da Jovem Orquestra do bailado “Coppélia” organizado pela Academia de Dança de Matosinhos.


Foi professora de contrabaixo na Escola de Música de Leça da Palmeira entre 2014 e 2022 e é professora de contrabaixo na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos desde 2013.

Diogo Carvalho

Classes de Conjunto

E-mail

Iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música e Dança Alberta Lima. Em 2004 terminou o ensino complementar de música na Escola de Música Óscar da Silva onde completou a cadeira de piano com a professora Anabela Santos e de composição com o professor Fernando Valente. Na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, trabalhou composição com os professores Filipe Vieira, Dimitris Andrikopoulos e Fernando Lapa; e música electrónica com os professores Carlos Guedes, Gustavo Costa, Rui Dias e Filipe Lopes. Participou em vários workshops: de composição com Amílcar Vasques Dias, Magnus Lindberg, Kaija Saariaho, Emmanuel Nunes, Pascal Dusapin e participou no 16th International Summer Symposium of Composition and Multi Percussion, na República Checa, onde trabalhou com Ivo Medek, Jeff Beer e Tomas Ondrusek; em Masterclasses de piano com os professores Álvaro Teixeira Lopes, Jaime Mota, Miguel Borges Coelho e Rodolfo Rubino.

Em Setembro de 2008, a sua obra Letifico Innocens foi premiada com a medalha de Ouro no VI Concurso de Composição de Volos (Grécia) e o 1º prémio no Festival Internacional InterArtia 2008, na categoria de composição para orquestra sinfónica. Em Dezembro desse mesmo ano foi eleito “Artist of the Year 2008” pela International Art Society of Greece. Em 2009, Twelve Gardens nº 1, 2 e 3, foram estreadas no Festival de Outono da Universidade de Aveiro, pela pianista Nancy Lee Harper. Em 2010, colaborou com o fotógrafo Luís Reina na exposição Encruzilhadas – Dez Séculos de Civilização Clássica. 2011 viu nascer as obras: Ondas de Memória selecionada para leitura do Remix Ensemble Casa da Música, dirigida por Peter Rundel e Sunyata selecionada para leitura da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, dirigida por Iker Sanchez. Nesse mesmo ano foi finalista do International Music Prize for Excellence in Composition 2011, com a obra Rudá, para soprano e ensemble. Em 2012 foi finalista do Musica Domani Prize 2012, com a obra In Dialogue, para flauta amplificada.

Em 2013, por encomenda do Prémio Jovens Músicos 2013 Antena 2/RTP, compôs a peça obrigatória de nível superior para contrabaixo Inside Out. Nesse mesmo ano terminou o Mestrado em Composição e Teoria Musical na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo do Porto, sob a orientação do Professor Eugénio Amorim, obtendo 19 valores na dissertação sobre o tema A Estrutura Cíclica como Estratégia Temporal no Processo Composicional.

Em 2015, a sua obra Gestos obteve o 2º Prémio no III Concurso Nacional de Composição BSP. Atualmente leciona na Escola de Música de Perosinho e na Escola de Música Óscar da Silva.

Eva Neiva

Viola d'arco

Iniciou os seus estudos em 1998 na Escola Profissional de Viana do Castelo na classe de violino do professor Armando Gonzalez. Concluiu o 12º ano em 2004 com média de 15 valores, durante este período participou em estágios de orquestra com os seguintes maestros: Cristóval Soler, António Saiote, Jan Cober, Vasco Pearce Azevedo, Julian Lombana, Ernest Schelle. Participou também em Master Classes com Daniel Rowland, Olga Prats, Gerardo Ribeiro e Evélio Tieles.

Em Setembro de 2004 ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas na classe de violino do professor António José Miranda. Em 2006 pediu transferência para a classe de viola d´arco do professor Jorge Alves. Em 2009 acaba a licenciatura com média de 16 valores. Durante a licenciatura participou em estágios de orquestra com os seguintes maestros: Cesário Costa, Xavier Gagnepain, Maurício Dini Ciacci, Osvaldo Ferreira, Pedro Neves, António Salgado. Participou em Master Classes com Ana Bela Chaves, Joyce Tan, António Carrilho, Toby Hoffman, Timothy Russel, Pedro Amaral, Christopher Bochmann, e Xavier Gagnepain.

Por várias vezes foi convidada a participar em estágios das seguintes orquestras: Orquestra das Beiras, Orquestra do Minho e Orquestra da Póvoa do Varzim.

Em Setembro de 2009 ingressou no curso de pós-graduação na área de especialização em viola d´arco na Escola Superior de Artes Aplicadas, tendo como classificação final 17 valores. No mesmo ano começou a leccionar Violino e Viola d´arco na Academia de Música Fernandes Fão. Em 2011 ingressou no Mestrado Ensino de Música na Universidade do Minho, finalizando o mestrado em 2013 com média de 17 valores, tendo como orientação a professora doutora Maria Helena Vieira.

Em Julho de 2014 foi convidada a participar no Simpósio Nacional “Percursos do Ensino da Música” em Ponte de Lima, apresentando a comunicação “ O papel do ensino instrumental em grupo na motivação dos alunos. Construção partilhada de um portefólio de actividades numa disciplina de música de câmara.”

Fátima Carreira

Formação Musical

E-mail

Nascida e criada na Cidade do Porto, teve os seus primeiros contactos com a aprendizagem da música na antiga Academia de Música de Matosinhos (hoje Escola de Música Óscar da Silva).

Fez o Curso Geral dos Liceus na Escola Secundária Garcia de Orta ao mesmo tempo que frequentou o Conservatório de Música do Porto nele concluindo o seu Curso Superior de Piano em 1992.

Como docente, iniciou a sua actividade em 1982 acompanhando as crianças na aprendizagem das “primeiras notas”.

Trabalhou com várias personalidades do campo musical nas suas várias vertentes.

Desde 1993, rege as disciplinas de Formação Musical e de Classe de Conjunto na Escola de Música Óscar da Silva, em Matosinhos.

tima Pedroso

Formação Musical

E-mail

Natural da Covilhã, iniciou os seus estudos musicais aos oito anos, no Conservatório Regional de Música daquela cidade. Concluiu o Curso Superior de Piano em 1991, no Conservatório Regional de Castelo Branco, aí tendo também frequentado aulas de Análise, Contraponto e Fuga.

Iniciou a sua atividade profissional no Conservatório Regional de Música da Covilhã, como professora de Formação Musical e Piano.

Entre 1992 e 1996 leccionou Educação Musical no 2º ciclo do ensino regular.

Em 2003 concluiu o Mestrado em Ciências da Educação – Especialidade de Educação Musical, na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, em parceria com a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto.

Na sequência da sua dissertação de mestrado, apresentou uma comunicação na VII Escola de Outono (2004), a convite do CIPEM–Centro de Investigação em Psicologia da Música e Educação Musical, tendo igualmente publicado um artigo na revista Música, Psicologia e Educação (nº 6).

Frequenta regularmente ações de formação na área da Música que contribuam para o seu desenvolvimento profissional, tanto ao nível pedagógico como ao nível técnico.

É professora de Formação Musical na Escola de Música Óscar da Silva desde 1994, onde também leccionou Expressão Musical, no âmbito das classes de Expressões Artísticas, entre 2006 e 2010.

É licenciada em Matemática/Informática pela Universidade da Beira Interior.

Paralelamente, é professora de Matemática do 3º ciclo do ensino básico desde 1996. 

Filipe Pereira

Clarinete

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Filipe Pereira iniciou os estudos musicais aos 9 anos, na Escola de Música do Coral de Fornos. Posteriormente ingressou na Escola Profissional de Música de Espinho, onde estudou com o professor Luís Carvalho e mais tarde licenciou-se na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco na classe do professor Carlos Alves. Através do programa ERASMUS, do qual foi bolseiro, teve a oportunidade de estudar no Lemmensinstituut em Leuven – Bélgica, com os professores Greet Severens e Eddy Vanoosthuyse. Estudou com Josep Fuster – Solista da Orquestra Sinfónica de Barcelona e Nacional da Catalunha (ONBC). Participou em master classes com António Saiote, Carlos Alves, Luís Carvalho, Ednilson Nery, Josep Fuster e Enric Peréz Piquer.


Colaborou em formações como a Banda Sinfónica e a Orquestra de Jovens de Santa Maria da Feira onde se apresentou como solista, Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra do Norte, Orquestra do Algarve, Orquestra Sinfónica da Póvoa de Varzim. Sob direção dos mais distintos maestros como, Osvaldo Ferreira, Joana Carneiro, Cesário Costa, Brian Schembri, Sokhiev Tougan, Manuel Ivo Cruz, Teodoro Aparício, Vasily Petrenko, Jan Cober, Douglas Bostock, Rafael Villaplana, Eugene Corporon, Francisco Ferreira, entre outros.


Em 2001 obteve o 3o prémio ex-equo no Concurso Prémio Jovens Músicos da RDP (classe de música de câmara).

Participou nas V e VI edições do Festival de Música de Santa Maria da Feira, onde integrou a Orquestra do Festival. Em 2003 participou na XXI edição do Festival de Música de Curitiba, Brasil. Integrou várias edições do Festival Internacional de Viana do Castelo “Portugal e Estados Unidos” e do “Festival Internacional de Música de Maputo”.

Integra a Banda Sinfónica Portuguesa desde 2007, formação com a qual realizou inúmeros registos discográficos. Ainda com este agrupamento obteve o 1o prémio no 60o World Music Contest em Kerkrade – Holanda, e realizou uma digressão à China em 2014.


É membro fundador do trio “PORTriO” (clarinete, viola de arco e piano), formação que apresentou um trabalho discográfico em 2014.

Lecionou a disciplina de clarinete na Academia de Música e Dança do Fundão e Escola de Música Canto Firme de Tomar. Actualmente é professor na Escola de Música Óscar da Silva.

Hélder Magalhães

Trompete

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Iniciou a sua formação académica no Conservatório de Música do Porto, onde estudou Percussão e Trompete. Prosseguiu os estudos na Escola Profissional de Música do Porto, tendo concluído o Curso Complementar de Instrumento de Sopro – Trompete, na classe do professor Rui Brito.  Concluiu a sua licenciatura na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto, onde se diplomou na classe do professor Kevin Wauldron.


Realizou, na área do ensino, duas profissionalizações, em serviço, na Escola Superior de Educação de Viana do Castelo e Universidade Aberta (Ensino Artístico – Trompete e Classes de Conjunto).


Realizou diversos cursos de direção e cursos de aperfeiçoamento (Master-Classes) do instrumento – Trompete com maestros e professores distintos, do panorama nacional e estrangeiro. Foi diretor artístico e maestro da Banda Musical Leverense, Vila Nova de Gaia (2000 - 2007), Banda Musical de S. Martinho da Gandra, Ponte de Lima (2007 - 2018), Banda Marcial da Foz do Douro – Filarmónica do Porto, Porto (2019 – 2022) e do Orfeão de Rio Tinto, Gondomar (1996 – 2022)

É diretor artístico e maestro do Orfeão Portuscale do Banco BPI e do Orfeão de Ermesinde da Associação Académica e Cultural de Ermesinde.


Leciona a disciplina de instrumento – Trompete e Classe de Conjunto, na Escola de Música Óscar da Silva – Matosinhos e na Artâmega – Conservatório de Artes do Marco de Canaveses, onde também exerce funções de diretor pedagógico e coordenador das áreas de Sopros e Percussão.


Assumiu o cargo de maestro titular da Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins em 2018, com quem tem realizado inúmeros concertos não só em Portugal como por toda a Europa, tendo o privilégio de dirigir alguns dos mais prestigiados solistas nacionais e internacionais. É, desde outubro de 2022, maestro da Banda Musical São Vicente de Alfena, Valongo.

Hélder Sá

Violino

E-mail

Hélder Sá é doutorado em Música pela Universidade de Aveiro com uma investigação intitulada O Violino em Portugal na Primeira República: Contextos, Protagonistas e Repertórios, orientada pela Doutora Helena Marinho. Nesta universidade concluiu ainda os mestrados em Violino e Ensino da Música sob orientação do Doutor Evgueni Zouldikine. Anteriormente, estudou no Conservatório de Música do Porto e na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Entre os seus professores contam-se António Cunha e Silva, Malgorzata Wierzba, Zofia Wóycicka (violino), Ana Mafalda Castro, Ryszard Wóycicki (música de câmara) e António Saiote (orquestra). Também estudou com os violinistas Jossif Grinman, Vadim Feldblioum e Anibal Lima e frequentou masterclasses com Gerardo Ribeiro, Radu Ungureanu, Vadim Brodsky, Roman Nodel, Daniel Rowland, Tatiana Samouil e Benjamin Schmid.


Colaborou com diversas orquestras nacionais como a Orquestra do Norte, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra Clássica do Sul, Orquestra Clássica do Centro, Orquestra Clássica de Espinho, etc. Alguns dos maestros com quem trabalhou foram António Saiote, Cesário Costa, Jean-Marc Burfin, Marc Tardue, Omri Hadari, Pedro Neves, Vasco Pearce de Azevedo e Yuri Nasuchstan.


É professor de violino na Escola de Música Óscar da Silva (assumindo desde Setembro de 2023 funções como Director Pedagógico) e na Academia de Música de Santa Maria da Feira e membro integrado do INET-md. As suas investigações estão publicadas pela Ava, UA Editora e Comares e versam sobre a musicologia histórica e a interpretação do repertório português do final do século XIX e da primeira metade do século XX. Colaborou nos projectos Euterpe unveiled: Women in Portuguese musical creation and interpretation during the 20th and 21st centuries (P2020-PTDC/CPC-MMU/3559/2014) e Ser músico em Portugal: A condição socioprofissional dos músicos em Lisboa (1750-1985) (PTDC/ART-PER/32624/2017).


Além disso, Hélder Sá é Engenheiro Civil, tendo concluído o Bacharelato e a Licenciatura no Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Igor Reina

Análise e Técnicas de Composição

E-mail

Natural de Matosinhos, iniciou os seus estudos de música (piano e órgão) sob a orientação do prof. Tadeu Filipe. Em 2009, concluiu a licenciatura em Composição na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE). Desde então, tem exercido atividade docente na Universidade Católica Portuguesa - Porto (2011), ESMAE (2012) e Escola de Música Óscar da Silva (desde 2011). Paralelamente à atividade lectiva, é bolseiro de investigação do Instituto Politécnico do Porto (IPP).

Durante a sua formação estudou com diversos compositores do panorama musical português (Eugénio Amorim, Dimitris Andrikopoulos, Fredrick Gifford, Carlos Guedes, Fernando Lapa, Marina Pikoul) e internacional (Ricardo Climent, Jonathan Harvey, Vic Hoyland, Magnus Lindberg, Klaas de Vries).

Inês Lessa

Classe de Conjunto - Iniciação

Em atualização...

Joana Machado

Violino

Iniciou os seus estudos musicais com 5 anos na Fundação Castro Alves na classe de violino da Prof. Madalena Machado. Em 2002 ingressou no Centro de Cultura Musical na classe de violino da Prof. Ana Cristina Mikus e mais tarde ingressou na ARTAVE com a Prof. Ana Cristina Mikus e com o Prof. Serguei Aroutiounian. Em 2010 ingressou na ESMAE no Curso de Violino, sob a orientação da Professora Zofia Woycicka. Em 2014 ingressou na Universidade de Aveiro no Mestrado em Ensino da Música, sob a orientação do Professor Roberto Valdes.


É professora de violino na Escola de Música Óscar da Silva, no Conservatório de Música da Maia e membro da Orquestra Clássica de Espinho, da Orquestra da Costa Atlântica, 1º reforço da Orquestra Filarmonia das Beiras e reforço da Orquestra Gulbenkian, da Orquestra Clássica do Centro e da Orquestra Sinfónica do Porto – Casa da Música.

João Carneiro

Guitarra

Em atualização...

João Novais

Percussão

João Novais nasceu no Porto, a 5 de Março de 1993. É Mestre em Ensino da Música, desde 2018, pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE). De 2009 a 2012 estudou na Escola Profissional de Música de Espinho, na classe de percussão com os professores: Nuno Aroso, Rui Rodrigues, Pedro Oliveira e Joaquim Alves. Em 2016, finalizou o curso de licenciatura na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto (ESMAE), com os professores Manuel Campos, Miguel Bernat, Jeffery Davis e Fernando Lopis.


Apresenta-se regularmente com vários agrupamentos, entre os quais: Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra Sinfónica Euro-Atlântica, Banda Sinfónica Portuguesa. Já colaborou com diversos agrupamentos tais como: Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música, Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Clássica da Madeira, Orquestra do Norte, Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica Euro-Atlântica, Orquestra Estúdio (Guimarães), Orquestra Clássica de Espinho, Orquestra APROARTE e World Youth Orchestra.


Frequentou vários Cursos e Masterclasses com: Mark Ford, David Friedman, Bart Quartier, Daniel Berg, Markus Leoson, Pedro Carneiro, Jean-François Lézé, Rui Sul Gomes, Bruno Costa, Jeffery Davis, Mário Teixeira, Peter Vulperhorst, Glen Velez e Andy Channing.


Trabalhou com reconhecidos maestros como: Peter Eötvös, Emilio Pomárico, Peter Rundel, Christoph König, Brad Lubman, Martin André, Osvaldo Ferreira, Ernst Schelle, Alex Schillings, Jan Cober, Rafa Agullo Albors, Sergio Alapont, António Saiote, Cesário Costa, Fernando Marinho, António Vitorino d’Almeida, Francisco Ferreira, Pedro Neves e Paulo Martins.

No ano de 2011 foi premiado com o 2o prémio da Categoria Superior de Percussão no Concurso Nacional Paços’ Premium e no ano de 2015 foi premiado com o 1o prémio no “Sna Drum Competition - Tomarimbando 2015".


De momento é músico reforço da Orquestra Filarmónica Portuguesa, Orquestra Sinfónica do Porto/Casa da Música e Orquestra do Norte. Paralelamente, também se formou em Ciências do Desporto, sendo Mestre em Treino Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Actualmente, é docente de Percussão na Escola de Música Óscar da Silva e na Academia D’Artes de Cinfães”


João Rocha

Formação Musical - Iniciação

Em atualização...

João Silva

História da Cultura e das Artes

João Silva é Doutor em Musicologia pela Newcastle University. Trabalha sobre música, entretenimento e tecnologia em Portugal nos séculos XIX e XX. Além da Escola de Música Óscar da Silva, leciona na Escola Profissional de Música de Espinho.


Colabora regularmente com promotores culturais, como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Casa da Música, onde redige notas de programa, textos promocionais e realiza palestras pré-concerto. Na Casa da Música lecciona nos Cursos Livres de História da Música e cria conteúdos pedagógicos para o projecto Orelhudo (http://orelhudo.casadamusica.com/).


Integra a equipa de programação do Festival Internacional de Música de Espinho e o Conselho Científico do Museu Nacional da Música. Apresenta trabalho em conferências internacionais e em periódicos e livros especializados; é Editor Associado do Journal of World Popular Music. A Oxford University Press publicou o seu livro Entertaining Lisbon: Music, Theater, and Modern Life in the Late 19th Century.

cio Ribeiro

Formação Musical

E-mail

Lécio Ribeiro nasceu a 11 de Abril de 1987. Aos 8 anos ingressou no Conservatório de Música do Porto no curso de violino, concluindo o mesmo em 2005 com a Prof.ªSuzanne Lidegran.


De 2003 a 2005 foi docente na Escola de Música de Campanha como professor de Violino e Formação Musical.

Maestro de coros litúrgicos e infanto-juvenis.


Participou em encontros internacionais de orquestra e música de câmara com maestros como Cesário Costa, Ernest Schelle, Kamen Galaminov, Julian Gibbons (Bisyoc – Intercultural Youth Orchestra Exchange).


Aos 19 anos de idade foi convidado a leccionar Formação Musical no Conservatório de Música da Maia, sendo admitido ao mesmo tempo no curso de Formação Musical na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Porto. Durante a licenciatura foi membro do coro AquiJazz. Em 2010 conclui o grau de licenciatura com média de 16 Valores.

Em 2006 produziu e dirigiu um musical infantil baseado em temas da Disney, na cidade de Gondomar. Em 2011 compôs e dirigiu a parte musical do musical “O Regresso da Lua de Joana” no Teatro Sá da Bandeira.

Em 2008 participou como Violinista no Musical “Um Violino no Telhado” de Filipe La Féria no teatro Rivoli.

Em 2010 incorporou o corpo docente na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos, onde se encontra actualmente como professor de Formação Musical e Classe Conjunto.


É actualmente professor também nas Escola de Música Guilhermina Suggia no Porto, Escola Dramática e Música de Milheirós Maia, Colégio Nossa Senhora do Rosário e MaiOrff.

Luís Carvalhoso

Violoncelo

Natural de Arcos de Valdevez, aí iniciou os seus estudos musicais com 8 anos de idade. Em 1994 ingressou na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, tendo estudado violoncelo nas classes dos professores Pétia Samardjieva e Iminas Kucinscas.


É licenciado em violoncelo pela Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo do Instituto Politécnico de Porto, onde estudou com o professor Jed Barahal, tendo-lhe sido atribuído o prémio Engenheiro António de Almeida.

Em 2004, foi bolseiro do Programa Erasmus, através do qual estudou no Royal Welsh College of Music and Drama, em Cardiff, com o professor Peter Esswood. Realizou masterclasses de violoncelo com os professores: Paulo Gaio Lima, Miguel Rocha, Anner Bylsma, Lluis Claret, Oliver Parr, entre outros.


Nos últimos anos, como membro de várias orquestras, realizou concertos em diversas localidades de Portugal, bem como em países como Espanha, França, Holanda, Inglaterra e Brasil.


Leccionou no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian em Braga, no Conservatório do Vale do Sousa em Lousada, no Conservatório de Música do Porto, no Instituto Piaget de Mirandela, na Escola de Música Maiorff, no Conservatório de Música da Maia, na Escola Profissional de Música de Viana do Castelo na Academia de Música de Viana do Castelo e na Academia de Música de Costa Cabral. Atualmente desenvolve a sua atividade docente na Escola de Música Óscar da Silva – Matosinhos.


No ano 2005, venceu o primeiro prémio do concurso “Prémio Jovens Músicos” na categoria de Música de Câmara de Nível Superior com o “Quarteto de Cordas Freitas-Branco”. Paralelamente tem vindo a desenvolver uma intensa atividade como Maestro. Estudou Direção no Istituto Superiore Europeo Bandístico em Trento – Itália, com os maestros Jan Cober, José Rafael Pascual Vilaplana e Alex Schillings. Foi maestro da Banda de Música de Sanguinhedo – Vila Real em 2007 e 2008, da Orquestra de Cordas do Conservatório do Vale do Sousa entre 2006 e 2009 e das Orquestras de Sopros, Cordas e Sinfónica da Academia de Música de Costa Cabral entre 2013 e 2017 . Com a Orquestra de Sopros e Percussão da Academia de Música de Costa Cabral gravou um CD para a editora holandesa Molenaar. Desde 2010 é maestro e diretor artístico da Banda Musical de Gondomar.


Marcelo

Marques

Saxofone

Marcelo Marques é natural de Rio Mau, onde iniciou os seus estudos musicais aos 10 anos.

Fez o curso básico/complementar de Saxofone com o professor Francisco Ferreira no Conservatório de Música do Porto. Posteriormente, em 2012, concluiu a Licenciatura em Música, na vertente de instrumento – Saxofone, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, na classe dos professores Henk van Twillert, Fernando Ramos e Gilberto Bernardes. Frequentou diversas masterclasses/cursos de aperfeiçoamento técnico de performance instrumental com músicos conceituados. Trabalhou com Fernando Ramos, João Figueiredo, Henk van Twillert, James Houlik , Gerard Mcchrystal, Mario Marzi, Claude Delangle, Vincent David, Jerôme Laran, Otis Murphy, José Massarrão, Ties Mellema, Gary Smullyan, Roberto Benítez, Francisco Ferreira, Pablo Coelho, Quarteto de Saxofones de Amesterdão, Quarteto de Saxofones Habanera (França), Quarteto de Saxofones Morphing (França), Arno Bornkamp e Antonio Belijar.


Frequentou cursos de direção de orquestra/banda com os maestros José Pascual Vilaplana, Douglas Bostock, Rafa Albors, Fernando Marinho e Alex Schillings. Em orquestra tocou sob a batuta de maestros como Jan Cober, Pedro Neves, José Pascual Vilaplana, António Saiote, Douglas Bostock, Rafa Albors, Francisco Ferreira, Alex Schillings, José Eduardo Gomes, Luís Carvalho, entre outros. Frequentou inúmeros estágios de Orquestra como são o exemplo Orquestra de Sopros do Conservatório de Musica do Porto, Orquestra da FTDBF (como musico convidado), Banda Sinfónica Portuguesa, Orquestra Portuguesa de Saxofones, entre outros. Ministrou diversas masterclasses/cursos de aperfeiçoamento técnico de performance instrumental em várias instituições do nosso país.


Entre concertos a solo e em música de câmara apresentou-se em vários países, realizando performances em Espanha, França, Itália, Holanda, Antilhas Holandesas e China (estas últimas em digressão com a BSP). Membro fundador do Quinteto de Sopros “Symphonik Quintet”. Membro fundador do ensemble de Saxofones “Flux Ensemble”. Membro fundador do ensemble de Saxofones “Conceptual Ensemble”. Membro fundador do Quarteto de Saxofones “Quartones”. Apresentou-se a solo com Banda Sinfónica Portuguesa, com a Orquestra Sinfónica de Jovens da AMCC, com a Banda Militar do Porto e com a Banda Sinfónica da PSP. Presentemente é chefe de naipe (saxofones) da Banda Sinfónica Portuguesa. É Professor de Saxofone, Música de Câmara e Classe de Conjunto (Orquestra de Sopros e Percussão) na Academia de Musica de Costa Cabral ( AMCC ), e professor de Saxofone na Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga.


Mestre em Ensino da Música, Universidade de Aveiro (2018), sob a orientação do professor Fernando Ramos. Desde Março de 2018 assumiu o cargo de maestro da Banda Musical Leverense. Diretor artístico do Festival de Saxofones GONDOSAXFEST.

Maria Francisca Fernandes

Piano

E-mail

Maria Francisca Fernandes, natural do Porto, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música Leça da Palmeira, na classe de piano da professora Fátima Carreira. Em 2006 terminou o ensino complementar de música na Escola de Música Óscar da Silva onde concluiu a cadeira de piano com a professora Anabela Santos. Nesse mesmo ano entrou na classe do Professor Álvaro Teixeira Lopes na Universidade de Aveiro – Departamento de Comunicação e Arte. No ano lectivo 2009/2010, no âmbito do programa ERASMUS, estudou no Conservatorio di Musica “S. Giacomantonio”, em Itália, na classe do Professor Rodolfo Rubino.


Em 2010 conclui a Licenciatura de Piano e em 2012 o Mestrado em Ensino de Música na Universidade de Aveiro. Participou em variadas Masterclass de Piano, como executante, orientadas por professores como Álvaro Teixeira Lopes, Jorge Moyano, Jaime Mota, Miguel Borges Coelho, Aldo Ciccolini, Rodolfo Rubino, Michele Marvulli e Carles Lama; no Workshop de Jazz realizado na Casa da Música, orientado por Paul Griffiths e Samantha Mason e no Workshop de percussão orientado por Francisco Soares, realizado na Escola de Música Óscar da Silva.


Tocou em recitais a Solo e de Música de Câmara, acompanhando músicos como Sofia Leandro (violino), Mariana Neves (flauta) e Diogo Novo Carvalho (piano) no Auditório da Academia de Espinho, Auditório da Escola de Música Óscar da Silva, Clube Literário do Porto e Café-Concerto da Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo do Porto. Em 2006 e 2010, participou na “Noite dos Museus” no Museu da Quinta de Santiago, no qual acompanhou, o filme mudo “Matosinhos em 1928”. Realizou vários concertos em eventos de carácter cultural, na Câmara de Matosinhos (Salão Nobre), Museu do Carro Eléctrico, na Ordem dos Médicos do Porto, Casa dos Açores no Porto, Clube Literário do Porto e Palácio da Ajuda em Lisboa. Colaborou na audição temática: “A Música de Bach ao Piano”, no Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, comentada pelo Professor Oleg Martirosov, na apresentação da 1ª edição da partitura dos “Doze Nocturnos em Teu Nome” de Amílcar Vasques Dias, no Palácio Foz e colaborou com o artista plástico Diogo Navarro no Palácio da Ajuda.


Em 2019, foi convidada para orientar a I Masterclasse de Piano na Academia de Artes de Chaves e em 2021 a integrar o júri do Prémio Solista AAC – IX Concurso de Interpretação. Atualmente encontra-se a leccionar a disciplina de Piano e Piano Experimental na Escola de Música Óscar da Silva.

Patrícia Silva

Canto

Em atualização...

Maria Paula Marques

Guitarra

Natural do Porto, concluiu o Bacharelato (1993) e a Licenciatura (1999) em Guitarra na Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo, com José Pina. Frequentou em 1995/1996 uma Pós-Graduação na Guildhall School of Music & Drama (Certificate of Advanced Studies) com Robert Brightmore, tendo obtido o Prémio Licensed Guidhall School of Music com Distinção no recital final, e ainda o 1º Prémio de Música de Câmara (Pippa Portallion Chamber Music Prize), a duo com a guitarrista Christina Schorn.


Ao longo da sua formação académica trabalhou com Alberto Ponce, Leo Brouwer, David Russel, Manuel Barrueco, Roberto Aussel, Ricardo Iznaola e Philip Thorne. Foi distinguida em vários concursos de Guitarra, tendo obtido o 3º Prémio ex-aequo do Prémio Helena Sá e Costa (1997) e o 1º Prémio ex-aequo do Concurso Internacional de Guitarra de Sernancelhe (1999).


Obteve em 2005 o Mestrado em Psicologia da Música (Faculdade de Psicologia e das Ciências da Educação da Universidade do Porto e Escola Superior de Educação) e, em 2015, o Doutoramento em Música (Performance) da Universidade de Aveiro, tendo sido bolseira da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2012-2014). Tem apresentado recentemente este seu trabalho, que incide na interpretação na guitarra das sonatas para violino BWV 1001, 1003 e 1005 de Bach, em vários recitais-conferência.



A sua actividade como intérprete tem incidido no repertório tanto solístico como para diversas formações de música de câmara com guitarra. Entre estas destaca-se o duo com Paulo Peres, com quem desenvolve um projecto de música portuguesa original para duas guitarras de obras dedicadas, apresentado designadamente no Festival Internacional de Guitarra de Hallein 2011 (Áustria) e no XVIII Festival Internacional de Guitarra de Santo Tirso (2011).

Professora de Guitarra na Escola de Música Óscar da Silva, leccionou ainda no Conservatório de Música do Porto, no Curso de Música Silva Monteiro, na ESMAE e no Instituto Piaget de Viseu, entre outros. Tem orientado diversas masterclasses e integrado o júri de numerosos concursos nacionais de Guitarra. 

Paulo Ramos

Guitarra

E-mail

Paulo Ramos iniciou os estudos musicais na Escola de Música Óscar da Silva em Matosinhos, com o professor Paulo Peres. Concluiu o Curso Complementar de Guitarra no Conservatório de Música do Porto, na classe do mesmo professor.

 Ingressou posteriormente na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Instituto Politécnico do Porto na classe do Professor Artur Caldeira, concluindo a Licenciatura na classe do professor José Pina.

 Durante o percurso académico participou em Cursos de Interpretação com José Pina, Abel Carlevaro, Aldo Rodriguez, Alberto Ponce, Leo Brouwer e Betho Davezac.


 Concluiu o Curso de Profissionalização em Serviço - Grupo M11 Guitarra - na Universidade Aberta em 2010 e, em 2020, foi-lhe atribuído o Título de Especialista na Área de Música pelo Instituto Politécnico do Porto.

 Tem-se apresentado ao público a solo, integrado em grupos de música de câmara e em 

orquestra. É, desde fevereiro de 2023, músico efetivo na categoria de Tutti das 2ª Guitarras na Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins.  Tem, também, sido convidado para realizar MasterClasses e para integrar Júris de Concursos.


 Em 2017 foi reconhecido pelo Mérito e Excelência na Cultura, tendo sido homenageado pelo Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos-Leça.


 É, desde 2021, Vogal da Direção Administrativa da Escola de Música Óscar da Silva, tendo sido Presidente entre 2011 e 2021 e integrado a Direção Pedagógica entre 2009 e 2017.



 Atualmente integra o corpo docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, da Escola de Música de Leça da Palmeira e da Escola de Música Óscar da Silva, tendo nesta última a seu cargo a direção do Ensemble de Guitarras.




Pedro Correia

Guitarra

E-mail

Pedro Correia nasce a 27 de Novembro de 1980 em Vila Nova de Gaia. Inicia a sua aprendizagem de Guitarra Clássica em 1993 na Escola de Música Silva Monteiro no Porto, prosseguindo-a, a partir de 1995, no Conservatório de Música do Porto.

Após uma interrupção dos seus estudos musicais, durante a qual obtém, em 2006, a Licenciatura em Línguas e Literaturas Clássicas e Portuguesas, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, regressa ao Conservatório de Música do Porto, onde conclui, também em 2006, o 8º grau de Viola Dedilhada. Em 2007 ingressa na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, aí obtendo, em 2011, a Licenciatura em Guitarra.


Ao longo da sua formação, estudou com os professores Rui Gama, Paula Marques, Artur Caldeira e José Pina.

Participou como executante em Masterclasses ministrados pelos Professores José Pina, Alberto Ponce, Margarita Escarpa e Paulo Vaz de Carvalho.



Como intérprete, tem-se apresentado a solo ou integrando grupos de música de câmara em diversas salas do Porto, das quais se destacam a Casa da Música, o Rivoli, o Museu Soares dos Reis, o Teatro do Campo Alegre e a Quinta da Bonjóia.

A sua actividade docente no domínio da Guitarra Clássica tem início em 1998. Atualmente é professor no Conservatório do Vale do Sousa e na Escola de Música Óscar da Silva.

Rui Paulo Sousa

Flauta Transversal

Natural do Porto, estudou nesta cidade no Conservatório e na Escola Superior de Música com Eduardo Lucena, em Paris com Pierre-Yves Artaud e na Holanda com Jorge Caryevschi, com quem concluiu a Licenciatura em Flauta na Faculdade de Música da Escola Superior de Artes, em Zwolle. Completou o Mestrado em Psicologia da Música na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto. De entre os vários professores com quem realizou Master-Classes, destacam-se os nomes de Aurèle Nicolet, Robert Dick, Harrie Starreveld, Karl-Heinz Zoller, Kathinka Pasveer ou Brooks de Wetter-Smith.


Foi premiado nos Concursos da Juventude Musical Portuguesa e Prémio Jovens Músicos, tendo sido bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian. Atuou a solo com a Orquestra Sinfónica do Porto, colaborou com o Grupo Música Nova e com a Orquestra do Norte. Fez parte da O.F.F. (Orchestre Français de Flûtes), com a qual gravou dois discos e da Orquestra Holandesa de Flautas. Gravou para a R.T.P. e R.D.P.


Foi durante 26 anos professor de flauta na Escola Profissional Artística do Alto Minho, escola onde pertenceu por vários anos à Direção Pedagógica, tendo sido igualmente professor no Instituo Piaget, no curso de Educação Musical. Desde 2010 é professor de flauta na Escola de Música Óscar da Silva, escola onde pertenceu igualmente à Direção Pedagógica.

Ministrou Master-classes em Viana do Castelo, Paredes e na Jobra.


Tem artigos seus publicados nas revistas Música, Psicologia e Educação e Revista de Educação Musical. Apresentou uma comunicação na VII Escola de Outono, organizada pelo CIPEM.

Fez parte do júri do Concurso de Instrumentos de Sopro “Terras de La-Salette”.

Vários dos seus alunos obtiveram prémios em concursos nacionais e internacionais e ocupam hoje lugares de destaque em orquestras portuguesas e estrangeiras e lecionam em escolas de música por todo o país.



Atualmente encontra-se a realizar uma Pós-Graduação em Neurociências da Música, na Universidade Católica de Lisboa.

Teresa Doutor

Piano de Acompanhamento

Em atualização...

Vasco Figueiras

Piano

Natural de Faro, iniciou os seus estudos musicais no Conservatório Regional do Algarve, tendo como professora de piano Raquel Correia, que muito contribuiu para a sua formação. Posteriormente ingressou no Conservatório de Música do Porto e prosseguiu os estudos a nível superior na Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE), tendo finalizado o percurso académico nesta instituição em 2000. Na ESMAE trabalhou com Jaime Mota, Pedro Burmester, Constantin Sandu, Luís Filipe Sá.


Participou em cursos de aperfeiçoamento e master-classes, nomeadamente com Helena Sá e Costa, Tânia Achot, Miguel Henriques. Como ouvinte tem assistido a inúmeras master-classes. Frequentou os Cursos de Verão Costa do Estoril, na classe da Professora Helena Sá e Costa e foi premiado no Concurso Jovens Músicos com o 2º prémio e no Concurso Nacional de Piano Maria Campina, Faro com o 2º Prémio exequo. Integrou o júri do concurso de Piano da Academia de Música Valentim Moreira de Sá.


Concluiu o Curso de Profissionalização em Serviço, na Universidade Aberta, em 2010.

Integrou o corpo docente de diversas escolas do ensino especializado da Música, como Escola de Música 7 notas, Academia de Música e Bailado de Guimarães, Conservatório de Música de Águeda e Escola de Música de Leça da Palmeira. Leciona na Escola de Música Óscar da Silva desde 1999.



Exerceu funções de Diretor Pedagógico na Escola de Música de Leça da Palmeira no ano letivo 2003/2004, e na Escola de Música Óscar da Silva foi Presidente da Direção Pedagógica no biénio 2007/2009 e foi membro da Direção Administrativa e Pedagógica, entre 2011 e 2016.

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